Saturday, March 03, 2007



Como qualquer cidadão português, eu gosto de vinho. Se por acaso não gosta devia de gostar! Mas para ter bom vinho é preciso cuidar da vinha.
Um dia destes o meu pai, um ancião de 80 anos pediu-me para lhe ajudar a podar as videiras e arranjá-las, atá-las, etc.
Andava com ele e veio-me este pensamento à cabeça: estamos em tempo de Quaresma. Pensando bem a Quaresma é um tempo de poda. Com o meu pai, podamos as ramas mortas, que impediam a árvore de crescer. Na nossa vida também é preciso fazer grandes cortes, isto é, grandes podas, mas usando a linguagem espiritual, grandes renúncias. É preciso dar um passo mais adiante na vida, com sabedoria e força.
Meus amigos, nem sempre é fácil, eu nem sempre consigo renunciar. São várias as razões: o medo de perder, o medo de ser criticado, o medo de não ser entendido e consequentemente ser rejeitado.
Nesta experiência, o meu pai ensinou-me que nem tudo se pode podar, cortar, não se pode cortar de qualquer maneira. É preciso saber escolher e depois cortar, para não fazer estragos.
A Quaresma é um tempo propício para isto. É uma ocasião privilegiada para olhar a própria vida.
Peçamos a Deus a luz para nos despojarmos dos ramos secos… que essa luz nos converta, muitas vezes em árvore frondosa que dá sombra aquele que passa pelo caminho no final do seu dia…
Vale a pena pensar nisto… porque é Quaresma…

Boa Quaresma para todos.

6 comments:

Maria João said...

Não é fácil, mas quanto mais adiamos, pior.

Gostei muito deste post.

Anonymous said...

Um post certamente propicio á reflexão a cada um de nós nesta quaresma...De facto a nossa vida precisa de poda, nao é fácil, mas, se nao tentarmos...
Um pormenor que achei lindo, e que gostaria de sublinhar, "meu pai ensinou-me a podar"...Para ele e para ti, felicidas por todas as "podas" que possam partilhar juntos...
Boa quaresma.

Confessionário said...

Gostei da comparação... mas e quem não gostar de vinho?! Dizes que devíamos gostar?! hehe

Anonymous said...

se a arvore pensá-se, que pensaria a arvore quando está a ser podada?!! - Mas o que é que estas a fazer?..tas parvo...nao me cortes...
Na verdade a arvore por ela está bem assim. a arvore nao morre se nao for podada.
Mas quem é muito mais intiligente do que a arvore, se é k isto se pode dizer. Sabe o que é melhor para a arvore, melhor do que ela propria. Conhece a sua funçao e poda-a para que ela dê fruto, ou seja. que dê vida.
É Deus quem nos poda e as vezes dá-nos com cada corte!!!!.....mas ele tem para nos um objectivo que nos proprios desconhecemos. muito maior do que viver......Poder dar vida.

Elsa Sequeira said...

passei!
Para convidar-te para o Blog Mundial - http://raizesdomundo.blogspot.com,
para tal agradeço deixes o teu mail, em:
raizesdomundo@gmail.com

Tudo de bom!
:)

Anonymous said...

Passei por aqui e gostei do que vi; parabéns.