Wednesday, March 30, 2016

Não Ardia cá dentro o Coração?




O acontecimento eucarístico revela as mais profundas experiências humanas: a tristeza, desilusão, atenção aos outros, o convite, a intimidade e o compromisso entre muitos outros. Resume a vida que somos chamados a viver em nome de Deus. Só quando reconhecermos a riquíssima rede de conexões entre a Eucaristia e a nossa vida no mundo, pode aquela ser “mundana” e a nossa vida “eucarística”.
Destaco cinco aspectos da celebração eucarística que nos oferece o relato dos discípulos de Emaús: a perda, presença, convite, comunhão e missão. Estes cinco aspectos constituem uma dinâmica: passar do ressentimento à gratuidade, de um coração endurecido a um coração agradecido. Concretizado:
  1. Lamentar a perda: “Senhor tem piedade de mim”;
  2. Discernir a presença: Palavra de Deus“;
  3. Convite ao desconhecido: “Eu Creio”;
  4. Entrar em comunhão: “Tomai e comei”;
  5. Partir em missão: “Ide dizer”.

Como estes discípulos, também nós, abatidos pela dor, nos apresentamos juntos diante de Deus para ouvir a sua Palavra e professarmos a fé, e reconhecer Jesus no partir do pão. Da tristeza ao discernimento, do convite à intimidade e da comunidade ao impulso de ir adiante e testemunhar, Não Nos Ardia o Coração? convida-nos a fazer a experiência deste caminho, a compreender que o que celebramos e o que somos chamados a viver são a mesma coisa.

No comments: