Saturday, May 06, 2006

Eu sou o Bom Pastor...

"Eu sou o Bom Pastor
Hoje celebramos o domingo do Bom Pastor…
Todos participamos num grau ou noutro da missão pastoral de Jesus.
Jesus dá-nos pistas para o imitarmos. O seu amor é responsável e delicado: conhece pessoalmente quem trata. Valente: defende-nos ao ponto de colocar em risco a sua vida.
O seu amor é aberto e universal, não se conforma com as(os) de sempre, deseja uma casa de comunhão para todos. É amor, amistoso, fiel, generoso, entregue, libertador...
Às vezes o poder serve para servir-se, não para servir. O verdadeiro pastor é aquele que presta o seu serviço por amor e não por dinheiro. Ele não está apenas interessado em cumprir o contrato, mas em fazer com que as ovelhas tenham vida e se sintam felizes. A sua prioridade é o bem das ovelhas que lhe foram confiadas. Por isso, ele arrisca tudo em benefício do rebanho e está, até, disposto a dar a própria vida por essas ovelhas que ama.
Quando alguém se esvazia totalmente de si mesmo pelos outros, demonstra que toca a Verdade. Convence…
Conhecer no contexto bíblico significa amar.
A entrega está acompanhada de um conhecimento que leva a amar e de um amor que leva a conhecer-se profundamente.
Esta relação de conhecimento-amor é tão profunda que Jesus compara-a à que existe entre Ele e o Pai.
A postura de Jesus diante de quem não o segue ou se desviou do caminho –todos, nalguma ocasião, não é de crítica nem abandono. Há uma confiança espera, um desejo de trazer e atrair.
Não faz nada à força. Jesus actua com total liberdade.
Onde existe amor até ao limite há vida sem limite, pois o amor é força de vida.
Bom Domingo para todos…


Naquele tempo, disse Jesus.
«Eu sou o Bom Pastor.
O bom pastor dá a vida pelas suas ovelhas.
O mercenário, como não é pastor, nem são suas as ovelhas, logo que vê vir o lobo, deixa as ovelhas e foge, enquanto o lobo as arrebata e dispersa.
O mercenário não se preocupa com as ovelhas.
Eu sou o Bom Pastor: conheço as minhas ovelhas e as minhas ovelhas conhecem-Me, do mesmo modo que o Pai Me conhece e Eu conheço o Pai; Eu dou a minha vida pelas minhas ovelhas.
Tenho ainda outras ovelhas que não são deste redil e preciso de as reunir; elas ouvirão a minha voz e haverá um só rebanho e um só Pastor.
Por isso o Pai Me ama: porque dou a minha vida, para poder retomá-la.
Ninguém Ma tira, sou Eu que a dou espontaneamente.
Tenho o poder de a dar e de a retomar: foi este o mandamento que recebi de meu Pai
».

Jo. 10, 11-18

1 comment:

A Capela said...

«se o Baptismo è uma verdadeira entrada na santidade de Deus através do inserimento em Cristo e da inabitação do seu Espírito, seria um contra-senso contentar-se com uma vida medíocre, vivida seguindo uma ética minimalista e de uma religiosidade superficial»
- João Paulo II

«quem recebe o sacramento da unidade [a Eucaristia] e não conserva o vinculo da paz, recebe não um sacramento para sua salvação, mas uma prova para a sua danação.»
- SANTO AGOSTINHO, Serm. 272, 1

Malu