Thursday, April 13, 2006

Santa Missa "In Cena Domini"



"Amou-os até ao fim" (cf. Jo 13, 1).
Antes de celebrar a última Páscoa com os discípulos, Jesus lavou-lhes os pés. Com um gesto que normalmente compete ao servo, quis imprimir nas mentes dos Apóstolos o sentido de quanto iria acontecer dali a pouco.
Com efeito, a paixão e a morte constituem o fundamental serviço de amor com o qual o Filho de Deus libertou a humanidade do pecado. Ao mesmo tempo a paixão e a morte de Cristo revelam o sentido profundo do novo mandamento por Ele confiado aos Apóstolos: "que vos ameis uns aos outros assim como Eu vos amei" (Jo 13, 34).
"Fazei isto em memória de Mim" (1 Cor 11, 24.25) disse duas vezes, distribuindo o pão que se tornou o seu Corpo e o vinho que se tornou o seu Sangue. "Dei-vos exemplo para que, assim como Eu fiz, vós façais também" (Jo 13, 15)...
O acto do lava-pés representa toda a vida de Jesus: o levantar-se da mesa, a deposição do revestimento de glória, a inclinação para nós no mistério do perdão, o serviço da vida e da morte humana. A vida e a morte de Jesus não estão uma ao lado da outra, na morte de Jesus unicamente a substância, o verdadeiro conteúdo da sua vida. Vida e morte tornam-se transparentes e revelam o acto de amor até ao fim, um amor infinito que é o único lava-pés verdadeiro do homem, o único capaz de habilitar para a comunhão, isto é de o libertar.
Neste dia somos convidados a compenetrarmo-nos, mesmo com sofrimento, no acto divino-humano do amor, que como tal, é a purificação, isto é, a libertação do homem.
Rezemos por todos os padres do mundo, são eles que actualizam hoje para nós o amor de Deus através do sinal eucaristico…

1 comment:

Anonymous said...

Unidos na oração aí nos encontraremos... Um grande abraço